Mais de 200 mil quelônios já foram soltos rio Xingu, em Senador José Porfírio

O monitoramento, coleta e soltura de quelônios no rio Xingu têm se mostrado um verdadeiro sucesso com o passar dos anos, no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal, na região sudoeste paraense.

Considerado um dos maiores berçários de tartarugas-da-amazônia, tracajás e pitiús, a Unidade de Conservação (UC) em Senador José Porfírio tem se destacado na preservação das três espécies e de outros animais.

Em 2023, os esforços conjuntos do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), com o apoio da iniciativa privada, resultaram na reintegração de mais de 200 mil filhotes à natureza.

Esse número impressionante demonstra o comprometimento das equipes envolvidas e a importância da conservação dessas espécies que estão ameaçadas de extinção.

Com o início de 2024, o trabalho de monitoramento e proteção dos quelônios no Revis Tabuleiro do Embaubal continuará ainda mais presente.

O sucesso alcançado no ano anterior motiva as entidades a intensificarem os esforços não apenas nesta UC, mas em todo o Estado do Pará.

Foto: Victor Baia – Agência Pará