No município de Dom Eliseu, no km 1.481 da rodovia BR 010, fiscais de receitas estaduais da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Itinga, da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), apreenderam uma torre de transmissão avaliada em R$ 623.000,00.
O equipamento foi encontrado em um caminhão baú que saiu de Belém com destino a Brasília (DF). Após início de fiscalização o motorista apresentou 13 notas fiscais de partes da torre, compostas de switch, roteadores, baterias recarregáveis e servidores.
Após fiscais fazendários desconfiaram do peso do veículo, foi realizada a pesagem do caminhão. Enquanto isso, foram analisadas as documentações apresentadas e foi identificado que todas as notas fiscais apresentadas já haviam sido utilizadas no dia 14 de dezembro deste ano, por outro veículo.
Ou seja, foi uma tentativa de sonegação de imposto usando a famosa nota viajada. A documentação foi desconsiderada e foram lavrados dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs) no valor total de R$ 107.262,80.
Foto: Agência Pará