A Serasa Experian informou que as vendas do varejo físico recuaram 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a principal data do comércio no ano volta ao terreno dos resultados negativos, após dois anos com crescimento. Em termos de variação percentual, foi o pior desempenho desde 2020, quando as vendas despencaram 10,3%.
Em 2021, houve alta de 2,8%, e em 2022, avanço de 0,4%. Os dados correspondem ao período de 18 a 24 de dezembro, que concentra boa parte da demanda de produtos natalinos. A metodologia segue como base uma amostra das consultas realizadas pelos lojistas no banco de dados da Serasa Experian, no momento da venda ao consumidor.
Compras em cartão de débito ou crédito e PIX não são termômetro nessa pesquisa. Cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais fazem consultas mensais à base da companhia. No intervalo de 22 a 24 de dezembro, o recuo foi ainda mais forte, de 10,7% ante os mesmos dois dias anteriores ao Natal em 2022.
O fato de o dia 24 ter ocorrido num domingo, dia em que as vendas no comércio têm desacelerado nos últimos anos, pode ter influenciado no resultado, diz a empresa de dados e análise de riscos. Especificamente em São Paulo, houve diminuição de 1,2% nas vendas na semana do Natal, e de 9,6% de 22 a 24 de dezembro.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil