A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inicia nesta quinta-feira (14) a Operação “Muralha Segura”, para garantir a segurança e tranquilidade nas 54 unidades prisionais do Pará.
As ações visam garantir a segurança institucional intra e extramuros, mantendo a ordem e disciplina nas unidades, além de fiscalizar o controle na padronização de procedimentos operacionais.
A Operação envolve todo o efetivo de segurança da Seap, e prossegue até 2 de janeiro de 2024. Equipes das tropas especializadas, como o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), o GBR e o Comando de Operações Penitenciárias (Cope) estarão presentes em todas as unidades prisionais.
Elas irão acompanhar de perto a rotina operacional, auxiliando no cumprimento dos protocolos, como o banho de sol e as determinações judiciais, além de garantir o tratamento adequado às pessoas privadas de liberdade.
“Checklist” – A fiscalização das celas, que faz parte dos procedimentos rotineiros da Seap, também será realizada para evitar conflitos.
Foto: Agência Pará