Pará anuncia meta para recuperar 140 mil hectares de terras com produção sustentável até 2025

A meta para agricultura regenerativa do Pará a ser alcançada até 2025, ano da COP no Brasil, foi anunciada pelo governador do Pará, Helder Barbalho. A meta é: recuperar 140 mil hectares de áreas degradadas para a produção sustentável, beneficiando 4 mil famílias.

O anúncio foi feito durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai.  O anúncio da meta, que foi estabelecida pelo estado em consonância com o tema da COP deste ano, trata de sistemas alimentares.

Helder Barbalho tem destaque no evento como único brasileiro membro do comitê diretivo da COP 28, que discute os objetivos globais para a garantia da produção alimentar sustentável para os próximos anos. A meta do Pará faz parte dos objetivos para o mundo relacionados ao tema, que serão anunciados ao final do evento na próxima semana.

A ferramenta de implementação das metas será a Plataforma Territórios Sustentáveis, já implementada pelo estado para regularização ambiental e fundiária para produtores rurais. 

“Diante desse desafio, quero aqui colocar as metas do estado do Pará. Nós instituímos como meta de agricultura regenerativa no Pará a recuperação de 140 mil hectares de áreas que já estão zoneadas por parte do Estado, além de 4 mil famílias beneficiadas”, disse Helder.

“Isso nos leva à necessidade de colocar de pé um processo de financiamento climático e estimamos em torno de U$500 milhões o montante para que nós possamos garantir o financiamento climático e garantir operações que envolvam crédito, assistência e apoio rural para que possamos efetivamente conciliar a preservação da floresta e a produção alimentar”, anunciou o governador. 

Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará