Fica no Pará a cidade mais violenta da Amazônia

Fica no sul do Pará a cidade mais violenta da Amazônia Legal. Trata-se de Floresta do Araguaia, município com 17,8 mil moradores, com taxa de 128,6 homicídios a cada cem mil habitantes.

Entre as dez cidades com piores índices, seis estão no estado. O dado é referente ao período de 2020 a 2022, parte do levantamento “Cartografias da Violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O dado foi divulgado nesta quinta-feira (30). A Amazônia Legal é uma área delimitada em 1953 por lei federal com o objetivo de criar políticas para o desenvolvimento socioeconômico da região.

É formada por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e por parte do Maranhão, num total de 772 municípios. Floresta do Araguaia fica às margens do rio Araguaia, fazendo fronteira com o estado do Tocantins.

A economia do município é bastante relacionada a pecuária, agricultura e mineração. Na região há uma terra indígena e assentamentos rurais, que contabilizam ao menos treze conflitos fundiários e agrários, com procedimentos extrajudiciais em tramitação em 2020, segundo o FBSP.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará