Segmento do turismo religioso no território paraense é potencializado pelo Círio de Nazaré

A festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré tem atraído cada vez mais turistas em busca do turismo religioso e de experiência, impulsionando e promovendo o estado do Pará no cenário nacional e internacional.

Trata-se de uma festa considerada bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil. Um estudo da Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que a capital paraense recebeu 80 mil turistas de outros Estados brasileiros e de países.

O número é 33,7% superior ao ano do ano de 2022 – e movimentou cerca de R$ 150 milhões na economia estadual. A Setur destaca que o Turismo Religioso configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo.

O viajante se desloca para visitar determinado local, ou para participar de um evento, como o Círio, e ainda ter a vivência de experiências, como as peregrinações. Segundo o Ministério do Turismo (Mtur), o turismo religioso é responsável por gerar R$ 15 bilhões anualmente.

Dentro da lista de mais de 300 municípios com atrativos diversos do segmento, o Mtur identificou 96 destinos que têm calendário de eventos exclusivos do turismo religioso no país. Anualmente são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas).

Ao somar com os excursionistas, chega-se a 18 milhões de viagens com essa motivação. Em relação aos turistas internacionais que procuram o Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 50 mil ao ano.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará