A Avenida Nazaré, uma das principais da cidade de Belém, vai ser palco de um tributo musical repleto de emoção para a mais importante manifestação cultural do Pará. Durante o Círio de Nazaré, cerca de 50 crianças e jovens músicos do projeto Vale Música Belém se apresentarão na Casa Vale Música, que foi especialmente instalada na Casa da Linguagem para a ocasião.
Na Trasladação, a homenagem terá a melodia do grupo de cordas, acompanhado de piano, que vai embalar os romeiros com clássicos como “Lírio Mimoso”, de autoria de Euclides Farias. Na grande procissão do domingo, dia 8, o Coral Infantojuvenil Vale Música, composto por crianças e adolescentes com idades entre 10 e 12 anos, irá cantar músicas também do repertório mariano e outras como “Templo Vivo”, assinada por Diego Fernandes, e “Hallelujah”, de Leonard Cohen.
“A emoção sempre está ‘à flor da pele’ no mês de outubro. E quando temos a música para somar, é ainda maior. Quando escutamos as canções que são verdadeiras identidades do Círio de Nazaré, que nos remetem a tantas memórias e recordações, sem dúvida, a emoção fica muito mais forte. Entendo que a participação do Vale Música complementa essa experiência de vivenciar o Círio de uma maneira única e muito especial”, afirma Izabel Boulhosa, coordenadora administrativa do projeto Vale Música em Belém.
Para Renan Cardoso Lima, de 26 anos, maestro da Orquestra Jovem Vale Música, que toca violino e é integrante do projeto há 19 anos, cada nova experiência com o Círio traz um sentimento único. “É sempre muito emocionante tocar nas procissões do Círio de Nazaré. A cidade fica repleta de pessoas com energia positiva e é nesse momento que temos a oportunidade de doar nosso talento em forma de gratidão. Saio sempre com a energia renovada”, afirma o músico.
Criado há 19 anos, o projeto Vale Música Belém é uma iniciativa da Fundação Amazônica de Música (FAM), patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Durante sua atuação, o projeto já beneficiou mais de cinco mil pessoas e hoje atende cerca de 300 crianças e jovens com ensino e aprendizagem musical.
Por Vale
Foto: Vale