Pará comemora redução de 56% em alertas de desmatamento

O Pará atingiu em setembro, o melhor trimestre do ano em redução dos alertas de desmatamento, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Essa informação comemora de forma especial o Dia da Natureza, celebrado neste 4 de outubro.

Nos meses de julho, agosto e setembro, houve queda de 56% em relação a 2022, o que corresponde a 957 km² de área preservada. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’de Almeida, os dados positivos apresentados no terceiro trimestre do ano são ainda mais relevantes considerando que, historicamente, esses três meses costumam apresentar grandes áreas recobertas por alertas de desmatamento.

No primeiro trimestre (janeiro-fevereiro-março) de 2023, o Pará manteve a mesma área recoberta por alertas de desmatamento em comparação com 2022, 160 km². No 2° trimestre (abril-maio-junho), a redução em relação a 2022 foi de 361 km², o que equivale a um percentual de 38%.

No 3° trimestre (julho-agosto-setembro), o estado alcançou o melhor resultado até agora em 2023, com redução de 56% em relação a 2022, o que corresponde a uma área de 957 km². O Pará reduziu em 41% as áreas recobertas por alertas de desmatamento em setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em números absolutos, este índice corresponde a uma área preservada de 216 km². Em setembro foram registrados 315 km² de área recoberta por alertas de desmatamento, enquanto que em 2022 no mesmo mês foram registrados 531 km².

 Foto: Agência Pará