Mais de 60 peças inspiradas na tradição do Círio são apresentadas na exposição “Joias de Nazaré”

Foi aberta a vigésima edição da exposição “Joias de Nazaré” no Espaço São José Liberto (ESJL), em Belém. A coleção é inspirada na fé e na tradição do Círio de Nazaré.

O público pode conferir a produção dos profissionais locais até o dia 7 de outubro, de 10h às 18h. A entrada é gratuita. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Tem como objetivo implementar a produção de joias paraenses, como um instrumento de difusão da identidade regional por meio da valorização das características culturais, criativas sustentáveis do estado. A mostra também contribui para o fortalecimento do turismo. 

A coleção conta com 68 peças artesanais, produzidas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais que integram o Programa Polo Joalheiro do Pará.

As peças foram confeccionadas em ouro, prata, gemas minerais, pérolas e outros elementos que valorizam a cultura regional, aliando criatividade e técnicas exclusivas, como a incrustação paraense, que confere um colorido especial às joias com a utilização de pigmentos naturais. 

Foto: Agência Pará