Cortejo do Arrastão do Círio 2023 ocorre neste sábado (7) em Belém

O Arrastão do Círio 2023 ocorre neste sábado, 7, com muitas cores, alegria e homenagens do Batalhão da Estrela para Nossa Senhora de Nazaré. Logo após o Círio Fluvial, com concentração a partir das 9h, o cortejo nazareno parte da Boulevard Castilhos França e vai até a Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta com convidados especiais.

Além da celebração tradicional, neste ano, o dia 7 de outubro também será marcado pelo lançamento da música “Senhora da Amazônia”, uma homenagem do Arraial do Pavulagem para Nossa Senhora de Nazaré. A canção foi a trilha de um clipe oficial da TV Liberal para a cobertura do Círio 2018, sendo lançada oficialmente agora para que todos possam ouvir a obra sempre que quiserem.

O Arrastão do Círio tem algumas características diferentes dos famosos Arrastões Juninos do Pavulagem. Por exemplo: no lugar do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a Barca de Miriti (uma referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas). Também é possível ver elementos cênicos e personagens específicos da época, que harmonizam com as celebrações da época de Círio.

Como em todo Arrastão do Círio, haverá uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, com o Batalhão da Estrela posicionado para louvar a Santa assim que ela chegar do Círio Fluvial. No Arrastão do Círio 2023, o grupo será formado por aproximadamente 600 pessoas, que ensaiaram de 16/09 a 05/10 para o grande dia.

A concentração (que começa a partir de 9h) acontece na esquina da Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas (sentido Ver-o-Peso). O local também é o ponto de partida do Arrastão. Após o cortejo sair (por volta de 11h, após o fim do Círio Fluvial) e seguir direto pela Boulevard Castilhos França, o cortejo dobra na 16 de novembro e tem sua conclusão na Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta ao lado de convidados especiais.

SERVIÇO – “ARRASTÃO DO CÍRIO 2023”

Data: 07/10

Horário: 9h (concentração), 11h (saída do cortejo, após o fim do Círio Fluvial)

Local: Boulevard Castilhos França c/ Av. Presidente Vargas (partida) e Praça Dom Pedro II (chegada)

Foto: Armando Teixeira